Na época em que tinha “Top Game”, aquele videogame genérico que
rodava os jogos da Nintendo, eu tinha entre outros jogos o Super Pitfall, que na época eu chamava de jogo do Luigi (o irmão do
Mario) devido à semelhança dos personagens. Aliás, sempre me perguntava por que
existia um jogo do Luigi tão diferente dos jogos do Mario em que ele ainda
podia atirar com uma arma. Pois bem, como já havia citado no artigo sobre o
Pitfall! do Atari, este aqui foi uma das continuações diretas do Pitfall! e também, na verdade, uma
tentativa frustrada de remake do Pitfall
II: Lost Caverns e foi lançado para o Nintendinho. Diferente do clássico do
Atari esse foi um fiasco e muitos que conheceram este jogo o odeiam por
inúmeras razões. Vejamos, portanto, o porquê disso.
Fonte: (tomheroes) |
Este jogo foi lançado
originalmente em 1986 no Japão e posteriormente nos EUA um ano depois pela
Activision, a mesma desenvolvedora do Pitfall original. Este foi também o
primeiro jogo da Activision feito para a Nintendo e teve um projeto para um
novo game (Super Pitfall II) que foi cancelado num curto período de tempo
devido à repercussão negativa do jogo entre o público e os críticos. Afinal de
contas, o que tem de tão ruim numa continuação de um dos maiores clássicos do
Atari?
Fonte: (en.wikipedia) |
Como no original, você também
controla um caçador de tesouro chamado Pitfall Harry (que desta vez ficou a
cara do Luigi, como já havia comentado) que está em busca do glorioso diamante
Raj, mas descobre que sua sobrinha Rhonda foi transformada em pedra e o seu
leão de estimação Quickclaw foi preso numa jaula e, portanto, será necessário
encontrar a chave para a jaula de Quickclaw, uma poção mágica para fazer Rhonda
voltar ao normal e o diamante Raj, que é o objetivo de Pitfall. Se você não leu
meu artigo anterior eu tinha comentado que em 1983 foi lançado um desenho
contando as aventuras de Pitfall Harry, junto com o sua sobrinha Rhonda e seu
fiel animação de estimação Quickclaw. A garota e o leão não existem no jogo
original e estrearam na primeira sequência Pitfall
II: Lost Caverns como personagens não jogáveis, e aqui reaparecem da mesma
forma neste remake.
Fonte: (superadventuresingaming) |
Quando adquiri este jogo na
época, era muito comum você trocar cartuchos com amigos e eu vivia fazendo
isso: enjoava de um jogo e trocava por outro. Porém, as trocas não englobavam
caixinhas com manuais de instruções, pois o que interessava era o jogo em si.
Por que estou falando isso? Muitos jogos antigos, até os mais clássicos, como
Mario Bros, não tem a história do jogo disponível dentro do próprio jogo, só
existe a aventura em si e se você quiser saber da história vai ter que recorrer
ao manual. Eu não me lembro de ninguém daquela época que possuía a caixinha dos
jogos com manual de instrução e eu só tinha acesso a caixinhas em locadoras de
jogos. Agora, se você não tem acesso ao manual de instruções e o jogo não te
fornece a história e os objetivos do jogo, o resultado disso, pelo menos em Super Pitfall, é você ficar vagando sem
rumo no jogo. E eu tenho certeza que muita gente passou por isso porque naquela
época ninguém tinha acesso à internet e a única forma de você adquirir
informações sobre jogos era comprando revistas de games e, além de ter muita
sorte de achar uma revista que tenha alguma matéria sobre o jogo que você quer,
ainda tem que ter sorte dessa matéria ter alguma utilidade pra você.
Fonte: (emuparadise) |
Esse era o meu ponto de vista de
jogador sobre Pitfall naquela época: não sabia que esse jogo tinha alguma
relação com o Pitfall! do atari, até porque são completamente diferentes; não
sabia o nome do personagem, jurava que era o Luigi; não sabia que o personagem
tinha uma sobrinha e um leão de estimação que você tem que ajudar (confesso que
já encontrei os dois, mas falo sobre isso mais tarde); não sabia que tinha que
encontrar um diamante raro; e o jogo por não te fornecer informações te entope
de dúvidas.
A aventura começa em frente a uma
muralha com alguns telhados atrás (ou seriam pirâmides? Não sei, já que os
gráficos não fazem muito sentido) e você controla Harry que começa o jogo com
uma arma que possui 20 balas de munição. Por incrível que pareça a ter uma arma
neste jogo não faz muita diferença porque é extremamente difícil acertar um
tiro nos inimigos, pois a maioria deles são pequenos, como sapos e aranhas, e
Harry só atira pra frente e não atira abaixado, logo a única forma de não
morrer para esses bichos é evitando eles, já que, diferente de Mario, se você
pular num inimigo quem morre é você, hehe. Os cenários parecem ter sido
programados pra te fazer morrer a todo custo. Escadas que te levam a um
precipício com espinhos, plataformas que te fazem acreditar que um salto é
possível, mas na verdade te levam a cair num buraco ou ser atingido por um
inimigo, são tipos de situações bem frequentes, portanto é extremamente fácil
morrer nesse jogo. Muitos lugares te
instigam a dar uma explorada, como no exemplo da escada, que foi posta num
ponto estratégico que te instiga a descer só para encontrar a morte lá embaixo,
ou seja, na base da tentativa e erro você vai descobrindo a melhor rota para
seguir sem cair numa armadilha safada. Até os precipícios mais comuns do jogo
exige boa precisão de salto para não cair numa poça de lava ou espinhos e ainda
tem uma maldita queda d’água que se te atinge faz você cair dezenas de níveis
abaixo, fazendo com que você tenha que fazer novamente uma subida mortal por
lugares repletos de armadilhas. Além disso, o problema mais grave do jogo, sem
dúvidas, é o fato dos itens do jogo serem todos invisíveis, com algumas poucas
exceções, como as barras de ouro, que a propósito, não servem pra nada além de
pontos no score. Armas, munição, chaves em formas de símbolos de baralho, tudo
é invisível e para fazer aparecer você precisa pular num ponto específico da
tela para o objeto surgir. Isso quer dizer que, se você não tem um guia
mostrando a localização desses objetos vai ter sair por aí pulando em tudo
quanto é canto do jogo até eles irem surgindo aos poucos. As chaves funcionam
da seguinte forma: se você tem uma chave de copas você pode abrir uma parede
que contenha esse mesmo símbolo, mas como tudo é invisível, essa chave pode
estar em qualquer ponto do jogo, o que torna a procura extremamente frustrante
e tudo o que você encontrar você vai ter que memorizar a localização, caso você
sofra um game over e, pode ter
certeza, isso acontece o tempo todo...
Fonte: (consoleclassix) |
Super Pitfall é dividido em duas
partes basicamente: o início, que é formado basicamente de cavernas com os mais
diversos tipos de armadilhas e uma espécie de cidade de Halloween, que possui
vários monstros e zumbis. Você pode transitar por esses dois mundos, mas para
isso você esbarra em outro problema grave: você precisa atravessar uma espécie
de portal que, assim como os itens, também são invisíveis, ou seja, você pode
encontrar um corredor sem saída, andar até encostar-se a uma parede, pular e,
inusitadamente, ser transportado para outro local, mais uma tarefa bastante
árdua para fazer sem um guia de detonado, coisa que praticamente nem existia na
época que o game foi lançado.
Quando jogava na época, era até
viciado nesse jogo e rodava pra cima e pra baixo tentando encontrar algum
caminho ainda não explorado, não tinha a menor ideia sobre encontrar o leão
perdido e o diamante, mas sobre Rhonda tive até uma experiência pra contar
sobre isso. A gente a encontra no mundo do Halloween em um determinado ponto,
entretanto, ela está lá paralisada, você passa por ela, pula, abaixa, faz de um
tudo e nada acontece, ela continua parada. Como eu e outras pessoas não
sabíamos nada da história do jogo, ficávamos instigados em saber quem era a
garota, se era uma namorada do protagonista, se era uma boneca, se era só
enfeite de cenário... enfim, esse era o maior mistério do jogo: qual o
propósito daquela garota paralisada e o que tinha que fazer para ela voltar ao
normal? Eu, meu irmão, primos, amigos, todo mundo se forçava a jogar aquele
jogo incessantemente em busca de respostas e nada, nenhum item diferente ou um
portal que levasse a um lugar não conhecido. O resultado disso é que nossa
jornada parou por aí na época, ninguém sabia o que tinha que fazer para zerar
esse jogo. Muitos anos depois, tive a curiosidade de ler o guia do site gamefaqs e descobrir os objetivos do
jogo. Confesso que fiquei um pouco frustrado, pois achava que existiam outros
mundos além daqueles dois. Quando peguei esse jogo pra tentar terminar de novo
consegui encontrar o Quickclaw acessando um outro portal invisível, mas quando
cheguei na jaula do bicho eu não tinha a chave ainda, então voltei pelo portal
e fui caçar a chave. Encontrei a bendita e fui lá no portal que dá acesso ao
local onde o leão fica, mas quando cheguei lá o portal tinha DESAPARECIDO!!!!
Ou seja, se você chegar no local onde Quickclaw está preso sem a chave, todo o
seu progresso de jogo será jogado por água abaixo porque você terá que voltar
para pegar a chave, mas o portal desaparecerá e você nunca mais terá acesso à
jaula do leão, a não ser que você resete o jogo e comece tudo de novo. A partir
desse ponto desisti de jogar esse jogo, fiquei bastante frustrado com isso.
Fonte: (gamasutra) |
Fonte: (tasvideos) |
A música principal do jogo é
bastante irritante e repetitiva, o que te obriga a abaixar o volume ou colocar
no mute ou então indo para o mundo do
Halloween que tem um tema diferente e menos chato. Os gráficos são bastante
básicos em alguns pontos e há com frequência bastantes erros de programação,
com pedaços do cenário aparecendo no canto oposto ao do personagem, entre
outros glitches.
Se você conseguir a proeza de
terminar esse jogo vai ter como recompensa apenas uma frase de congratulações e
a oportunidade de começar outra aventura, que na verdade é a mesma aventura de
antes, com a diferença de que os itens, o leão e a Rhonda estarão escondidos em
lugares diferentes... empolgante não?
Fonte: (campbellwhyte) |
Cara eu ganhei na época o Phantom que vinha esse jogo, quando ganhei esse vídeo game já existia o suor Nintendo e como eu tinha uma situação financeira baixa só tinha ele pra jogar,demorei um ano pra zerar mais consegui e confesso que esperava um final melhor mais gostava de jogar ele
ResponderExcluir