sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Games # 2 - Kid Icarus (Nintendinho)



     A primeira vez que entrei em contato com alguma coisa do universo de Kid Icarus foi quando joguei o Super Smash Bros Brawl do Wii, onde o anjo chamado Pit (protagonista do Kid Icarus) era um dos personagens selecionáveis. Era, a propósito, meu personagem preferido nesse jogo. Como eu sabia que todos os personagens já haviam surgido de um título próprio, resolvi pesquisar a origem do Pit e cheguei à década de 80, na era de ouro do Nintendinho. 

Fonte: (gamegrumps)


     Lançado pela Nintendo em 1986 no Japão e um ano depois no ocidente, a história, inspirada na mitologia grega, se passa no universo fantasioso de Angel Land, um lugar dividido verticalmente em três reinos: o Skyworld, mundo dos anjos, governado pela deusa da luz Palutena; o Underworld, mundo inferior, governado pela deusa das trevas Medusa; e o Overworld, mundo dos mortais, diretamente influenciado pelos os outros dois reinos. No início havia equilíbrio entre os três reinos e a paz reinava plena até que uma divergência entre as deusas da luz e das trevas pôs fim à ordem em Angel Land. Palutena que usava seus poderes de luz para trazer felicidade aos homens do Overworld, tinha uma rixa com a Medusa, que usava seus poderes de escuridão pra fazer o serviço contrário e destruir as colheitas e ainda pra piorar, transformar os homens em pedra. Enfurecida com isso, Palutena transformou a Medusa em pedra e a baniu para o submundo. Em contrapartida, uma vez no submundo, Medusa armou uma conspiração com os monstros e os demônios do submundo para invadir o palácio de Palutena no céu. Após um ataque surpresa, a deusa das trevas e seu exército do submundo surrupiaram os três tesouros sagrados do Skyworld: Mirror Shield, The Arrow of Light e The Wing of Pegasus. Além disso, o exército de anjos de Palutena foi transformado em pedra e ela foi aprisionada no seu próprio palácio. 

Fonte: (entretenimentomijiniano)


     Você deve estar se perguntando a essas alturas: e onde o Pit entra nessa história? Então, usando suas últimas forças, Palutena conseguiu enviar um arco mágico a um súdito seu, um jovem anjo chamado Pit, que estava preso no Underworld. Com essa arma celestial, ele consegue fugir da sua prisão e se preparar parar percorrer os três reinos de Angel Land, em busca dos tesouros sagrados que foram distribuídos entre os mais fortes subordinados de Medusa, para logo em seguida derrota-la e resgatar Palutena de sua clausura.

Fonte: (entretenimentomijiniano)


     Apesar de a história ser bem complexa e interessante, na prática o que você tem é um jogo de plataforma bem difícil que mistura elementos de aventura com elementos de rpg. Como você começa o jogo no UnderWorld, a maior parte do jogo você vai passar subindo plataformas lutando contra cobras, olhos voadores e até  a ‘morte’ que precisa ser atacada pelas costas pra evitar que ela te veja e chame reforços para te perseguir. Apesar de possuir uma barra de vida, Pit morre com muita facilidade, pois muitos inimigos, principalmente os alados, são difíceis de acertar com tiros de flecha já que Pit só atira na horizontal e na vertical. Além disso, os saltos do herói são um pouco imprecisos, e se você errar um pulo ou tiver esgotada a sua barra de vida você morre e volta para o início da fase, logo o jogador terá que ter muita paciência, pois pode estar de cara com a porta da saída e morrer por ali mesmo, tendo a frustração de fazer toda a subida novamente. A primeira vez que joguei este jogo achava que não existiam fases e imaginava que era uma subida infinita com plataformas e inimigos gerados aleatoriamente, pois mesmo depois de subir uma eternidade eu nunca conseguia chegar ao final da fase e logo acabava enjoando de continuar. 

Fonte: (entretenimentomijiniano)


     As fases são divididas em 4 níveis por reino, sendo que o último nível de cada reino muda a dinâmica do jogo e você explora uma espécie de castelo com várias salas onde você pode ir e voltar com a ajuda de uma mapa para se localizar. O objetivo é encontrar o chefão da fase que é um dos 3 demônios que guardam os tesouros sagrados que foram tomados pela Medusa na guerra contra Palutena. Uma vez reunidos os 3 tesouros a gente tem acesso à última fase do jogo para o embate final com a Medusa, num nível que tem uma estrutura diferente também, se assemelhando a um jogo de nave, estilo R-Type, só que usando o Pit voando e atirando flechas. Com exceção das fases de bosses e das fases do Overworld o resto vai ser sempre níveis de subida.

Fonte: (entretenimentomijiniano)


     Outra característica do jogo reside no elemento de rpg  impregnado nele. Você inicialmente possui apenas o arco mágico com munição infinita de flechas para dar conta do recado, entretanto, com o desenrolar dos níveis, inimigos bem mais fortes surgirão e suas flechas ficarão obsoletas contra eles, logo será necessário fazer upgrades para as flechas de Pit. Isso é possível encontrando pelo caminho portas que te levam para salas de treinamento. Nessas salas, um velhinho treinará você colocando-o para destruir uns objetos quadrados que se movimentam de forma aleatória e, após a conclusão desse teste, ele te apresentará três itens que aumentam as habilidades de Pit em algum aspecto: Escudo de cristal, que aumentam a resistência de pit contra os inimigos; dardo flamejante, que possibilita a Pit atingir alvos múltiplos; e arco sagrado, que aumenta o alcance das flechas. Todos esses itens, só funcionam se Pit estiver com energia vital alta. Além disso, existem upgrades para o arco e flecha que estão escondidas em portas secretas, conhecidas como Câmaras de Deus e é o diferencial para conseguir terminar esse jogo sem muitos problemas, pois estas aumentam o poder de ataque das flechas, dependendo de alguns fatores, como o número de inimigos derrotados e quantidade de dano recebido em batalha, o que automaticamente torna a luta contra os inimigos menos estressante. Como eu não sabia disso inicialmente, segui o jogo usando o primeiro arco e flecha (em cada upgrade a flecha muda de cor) e com o passar do tempo, simples inimigos necessitavam de pelo menos 8 flechadas para morrer, o que tornou impossível o prosseguimento, daí tive que reiniciar e sair caçando essas upgrades. 

Mapa do level 2-4. Fonte: (nesmaps)


Fonte: (entretenimentomijiniano)


     Além das salas de treinamento e da Câmara de Deus, as portas que você encontra pelo caminho podem ainda te levar a mais 5 lugares diferentes: lojas de itens e mercados negros que oferecem itens em troca de corações (que é uma espécie de moeda do jogo que você ganha ao derrotar inimigos); câmaras de tesouros, que podem conter itens mais raros; nascentes de água quente, que restauram a barra de vida de Pit; e ninhos inimigos, onde você pode derrotar muitos monstros afim de coletar bastante corações extras. Esses corações, à propósito, são importantes não somente para a compra de itens nas lojas e mercados negros, mas também para o aumento da barra de vida de Pit, que acontece ao final de um nível, se pontos suficientes forem coletados.

Fonte: (en.wikipedia)



     Em relação aos itens que você pode comprar no jogo nós temos folhas de papel, lápis e tocha para os níveis de bosses. E você pergunta: pra que diabos servem um lápis e um papel nesse?! Então, as fases onde enfrentamos chefões são as únicas que necessitam de uma mapa que existe na tela de menu, porque elas são uma espécie de labirinto com várias câmaras. O problema é que o mapa por si só não indica nada, ele não mostra as câmaras da fase e nem em que ponto você se encontra, e não ser que você tenha um lápis e um papel para fazer isso, sacou? Além deles temos uma espécie de martelo rosa que é um item essencial para enfrentar os guardiões dos tesouros sagrados. Nos labirintos existem várias estátuas de pedra que quando são destruídas com o martelo libera um soldado voador chamado Centurion que irá te auxiliar na luta contra os bosses, portanto, é bom investir uma boa quantia de seus corações nesse item e dar uma boa vasculhada nas fases de chefões para facilitar a batalha contra eles.

     Os gráficos, apesar de estarmos falando de um jogo de Nintendinho da década de 80, poderiam ser um pouquinho mais caprichado, alguns lugares simplesmente não tem nenhuma imagem de fundo, é tudo preto e sem vida. Já as músicas são muito boas, desde o tema de abertura até as fases de bosses, mas nada de memorável que vá ficar grudado na sua cabeça depois da jogatina. 

Fonte: (entretenimentomijiniano)


     A crítica ficou bem dividida em relação a Kid Icarus, muito foi falado da sua variedade de jogabilidade, das suas limitações gráficas, das excelentes composições musicais e, principalmente, da sua dificuldade acima da média, muitas vezes ocasionada por falhas de programação. Eu tenho um exemplo perfeito para isso: se você estiver numa plataforma mais fina e abaixar você cai (isso é possível em alguns jogos de aventura quando você abaixa e aperta o botão de pulo, por exemplo, mas no Kid Icarus você só precisa se abaixar). Nas fases do Overworld existe diversas plataformas que podem fazer você cair se você apertar para baixo acidentalmente. Tinha um trecho nessa fase que você ficava em cima de uma plataforma de gelo enquanto tem um monstro atirando projéteis na sua direção e alguns monstros voadores sobrevoando você. A melhor opção que você teria para desviar de tudo era ficar abaixado, mas se você abaixar você cai, morre e volta para o início da fase. Momentos frustrantes como esse é frequente durante toda a aventura. Mas enfim, Kid Icarus do Nintendinho acabou se tornando um clássico com o tempo, vendendo cerca de 1,76 milhões de cópias até hoje e entrando na lista dos melhores jogos do Nes já lançado. É um jogo com uma história sólida, com uma jogabilidade que tem bastante recurso e com uma trilha sonora competente. Teve uma sequência lançada para Game Boy em 1991 nos EUA, com o título de Kid Icarus: Of Myths and Monsters, com uma mecânica semelhante ao antecessor. Após isso permaneceu cerca de 20 anos no limbo, com Pit fazendo algumas participações especiais em outros jogos como Tetris, F-1 Race e Super Smash Bros Brawl (onde conheci o personagem e onde ele teve a aparência completada remodelada), e até em um desenho americano chamado Captain N: The Game Master. Em 2012, finalmente é lançado o novo jogo da série: Kid Icarus: Uprising para o Nintendo 3DS, apesar de ele já ter sido anunciado dois anos atrás na E3 2010, trazendo de volta o carismático Pit em uma nova aventura de tiro em 3D. Para quem não teve a oportunidade de jogar o primeiro jogo eu recomendo que dê uma conferida nesse universo superinteressante, pois apesar de hoje parecer um jogo simplório à primeira vista, Kid Icarus do Nes se revela bastante elaborado e desafiador para quem não utiliza os artifícios de salvamento de jogo proporcionados pelos emuladores, hehe.

Fonte: (smashboards)

Nenhum comentário:

Postar um comentário