terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Games # 6 - The Lucky Dimer Caper - Starring Donald Duck (Master System)



     Lançado para o Master System e o Game Gear em 1991, The Lucky Dime Caper – Starring Donald Duck foi mais um dos jogos que marcaram minha infância. Estrelado pelo pato mais amado da Disney, essa aventura com certeza marcou a infância de muitos marmanjos por aí e apresentava uma aventura bastante diversificada dividida em sete regiões pelo mundo, onde você devia explorá-las e se deparar com os mais variados tipos de perigos pela frente.

Fonte: (ign)

     A história começa quando o milionário tio Patinhas decide dar de presente a cada um de seus sobrinhos, Huguinho Zezinho e Luisinho, uma moeda da sorte de 10 centavos, enquanto é observado pelo pato Donald (antes de prosseguir é bom esclarecer uma curiosidade que muitos já sabem, mas alguns não: Huguinho, Zezinho e Luisinho não são sobrinhos do tio Patinhas na verdade, mas sobrinhos de Pato Donald e filhos de Dumbela Duck, irmã gêmea de Donald. Os sobrinhos do tio Patinhas são o Donald, Peninha e Gastão, o que torna Huguinho, Zezinho e Luisinho netos do tio Patinhas, e não sobrinhos. Muito dessa confusão se deve ao desenho Duck Tales, que apresentava os trigêmeos como sobrinhos de tio Patinhas e não de Donald). Continuando a história do jogo: após receberem as moedas da sorte, os garotos são atacados e sequestrados, juntos com suas moedas, por três corvos-fêmeas que são capangas da Maga Patalógica e esta, por sua vez, também surge para roubar a moedinha número um de tio patinhas, com o objetivo de reunir todas as quatro moedas da sorte para ficar milionária dentro de pouco tempo. Após levar embora os meninos, pato Donald é incumbido por tio Patinhas a partir em resgate de Huguinho, Zezinho e Luisinho, e também da moedinha número do milionário em troca de uma recompensa. Donald, por sua vez, imaginando o quão valiosa seria essa recompensa vinda do tio milionário, aceita a proposta e parte de avião em busca dos seus sobrinhos e da moeda do tio Patinhas. A história é bem simples, mas já dá o pano de chão ideal para o desdobramento da aventura. 

Fonte: (spong)

Fonte: (ign)
     A aventura é dividida em dois momentos: inicialmente temos que resgatar Huguinho, Zezinho e Luisinho. Cada um deles foi levado para uma região diferente da América e cada uma dessas regiões corresponde a uma fase que você pode escolher na ordem que você quiser. São elas: Canadá, EUA e Peru. Após serem resgatados eles vão revelar a localização das três corvos-fêmeas (detesto usar epiceno, soa tão feio, mas depois de muita pesquisa não consegui encontrar o nome dessas personagens), sendo que cada uma carrega uma das moedas da sorte que tio Patinhas deu a seus sobrinhos. Este é o segundo momento do jogo e nele você vai explorar o Havaí, o Egito e a Antártida. Depois disso você partirá para Transilvânia para o embate final com a Maga Patalógica em seu castelo.

Fonte: (cemeterygames)

Fonte: (oldiesrising)
     No controle de Donald você pode derrotar os inimigos pulando em cima deles, usando uma marreta ou arremessando frisbees. Ele começa inicialmente com a marreta, mas pode ser substituída pelo frisbee caso você encontre esse item pelo caminho. Se você for atingido uma vez você perde a arma que estiver utilizando e só pode atacar com pulos, até que encontre novamente outra arma. Além das armas existem estrelas que podem lhe conceder um tempo de invencibilidade depois de coletadas cinco delas. O jogo possui uma barra de tempo que é bastante longa se você levar em conta o tempo que você leva para concluir uma fase, logo não é algo que vá influenciar muito no progresso do jogo.

Fonte: (spong)

     Os gráficos do jogo são bem variados e coloridos e cada tema está bem representado desde os templos incas do Peru até as pirâmides do Egito. A trilha sonora também é bastante agradável, eu particularmente me amarro no tema do Egito, mas também tem outros que se destacam. Em relação à jogabilidade, tudo flui muito bem, Donald além de usar a marreta ou o frisbee pode escalar cipós e nadar debaixo da água. As armas têm diferenças de força, sendo que a marreta tem o dobro da força do frisbee, mas este por sua vez tem a vantagem de ser arremessado longe tanto horizontalmente quanto verticalmente para atingir um alvo distante. A dificuldade do jogo é o grande ponto fraco, mas isso se reflete mais nas batalhas contra os bosses do que nas fases em si. As batalhas contra cada chefão geralmente é risível de tão fácil e isso contrasta bastante com a dificuldade de algumas vezes. A batalha contra a Maga Patalógica pode ser decidida em menos de segundos para você ter uma noção de quão frustrante é esse embate e o único chefe que pode oferecer algum tipo de desafio é o do Egito, mas com macete também pode ser derrotado em questão de segundos. Esse detalhe, contudo, definitivamente não estraga a diversão desse jogo saudosista.
     The Lucky Dime Caper foi lançado no mesmo ano em que lançaram para o Genesis o famosíssimo Quack Shot, também estrelado pelo pato Donald, entretanto só The Lucky Dime Caper ganhou uma continuação em 1993, chamada Deep Duck Trouble, que não fez muito sucesso por ter sido lançado no final da era Master System e numa época em que o SNES e o Mega Drive já estavam bem estabelecidos no mercado. 

Fonte: (spong)

    Apesar da pouca dificuldade esta aventura do pato Donald merece ser conhecida por quem não jogou ainda e jogada novamente por quem teve a oportunidade de conhecê-la na sua infância, na época em que não existia emuladores ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário