Resolvi criar
o espaço “Desafio Proposto”, com o propósito de apresentar alguma ideia que me
propuseram fazer. Por exemplo: recentemente um professor me propôs criar uma
ideia de jogo com a temática de promoção da Copa de 2014. Em princípio achei um
tema bem chato de se trabalhar, ainda mais se tratando de um evento que já
ocorreu. Mas à medida que fui desenvolvendo ideias acerca desse tema acabei me
divertindo bastante criando uma história que girava em torno das mascotes de
todas as Copas do Mundo. O resultado eu apresento aqui nesse primeiro desafio
proposto:
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Fonte: (ideiacriativa) |
Fuleco e a Saga das Mascotes
Fuleco e a
Saga das Mascotes é um jogo de plataforma que mescla ambientes 3D com
jogabilidade em 2D e coloca o tatu-bola Fuleco, mascote brasileiro da Copa do
Mundo de 2014, em uma jornada pelo mundo em busca das mascotes das copas
antigas que desapareceram misteriosamente, fato que tem comprometido a
organização da Copa do Brasil, graças à ações suspeitas de alguns políticos. A
jornada do herói se estenderá desde os interiores de castelos e palácios
ingleses, parques temáticos japoneses e até pelas praias cariocas e o
Corcovado. Fuleco usará todas as suas habilidades com a bola para lidar com
resoluções de quebra-cabeças e com inimigos diversos.
1 - História
A história se
passa no início de 2014, com o Brasil se preparando para receber o evento da
copa do Mundo de futebol. Nesse contexto vive o tatu-bola Fuleco, mascote
oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, que se preparava para fazer um tour
pelo mundo a fim de promover o maior evento de futebol do planeta. Antes que isso
fosse possível ele recebe uma misteriosa carta anônima anunciando o
desaparecimento das mascotes das copas do mundo anteriores. Tal fato faz com
que Fuleco acredite que alguém esteja envolvido nesses supostos
desaparecimentos e que ele seja a próxima vítima. Para piorar a situação a
notícia do sumiço das mascotes se espalha pela mídia e um grupo de políticos
conservadores, o PDIP, está usando essa história para inflamar discursos sobre
possíveis atos de terrorismo durante a copa, com o objetivo de incentivar os
brasileiros a irem às ruas protestar pelo cancelamento do evento no Brasil, sem
falar que, além disso, eles vivem se queixando de que todo o dinheiro investido
na copa poderia ter sido investindo em áreas de interesse da população como
educação, saúde e segurança. Por conta de tudo isso, Fuleco decide partir em
uma jornada pelos países que já sediaram a copa do mundo de futebol, em busca
de pistas que o levem a encontrar as mascotes desaparecidas e, além disso,
buscar uma forma de acender o espírito esportivo brasileiro e evitar que a Copa
do Mundo do Brasil seja cancelada.
2 - Personagens
Fuleco - é um tatu-bola, uma espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção,
que foi escolhido como a mascote oficial da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Possui
o corpo amarelo, uma couraça azul e utiliza uma bermuda verde e uma camisa
branca com os dizeres “Brasil 2014”. Seu nome é uma junção das palavras futebol
e ecologia. Fuleco é um bichinho extremamente amigável e habilidoso com a bola
e pode usá-la para atacar inimigos com chutes certeiros e resolver os mais
diversos tipos de quebra-cabeças.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Willie - Esse leãozinho invocado foi a mascote da Copa do Mundo de 1966, na
Inglaterra. É um sujeito forte, nobre, valente e extremamente patriota. Para
reforçar o patriotismo, o bichinho veste uma camisa com a bandeira do país. Dentre
todas as mascotes é o que possui o chute de bola mais poderoso.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Juanito Maravilla - Esse simpático menino foi o mascote da Copa do Mundo de 1970, no
México. Juanito Maravilla é um garotinho que veste roupas com as cores do
uniforme da seleção mexicana e usa um chapéu (sombrero) típico do país.
Seu nome, diminutivo de Juan, é muito comum nos países de língua espanhola. Apesar
do ar inocente estampado no rosto Juanito pode surpreender um adversário por
ser o mais veloz dentre as mascotes das copas.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Tip e Tap - são as mascotes da Copa do Mundo da Alemanha de 1974. Ambos
simbolizam o espírito esportivo entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha
Oriental, que apesar de separadas na época, participaram juntas da competição
esportiva. A camisa de um deles estampa a sigla WM, iniciais de Copa do Mundo
em alemão; a do outro, o número 74, ano em que foi realizada a competição. A
amizade entre esses dois garotos reflete na melhor vantagem que eles possuem: o
trabalho em equipe.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Gauchito - Este habilidoso garotinho foi a mascote da Copa do Mundo de 1978, na
Argentina. Seu nome é uma abreviação do termo “gaúcho”, usado para designar o
homem do campo nos países latino-americanos de língua espanhola. Assim como os gaúchos
brasileiros, Gauchito usa um chapéu característico, carrega um chicote e exibe
um lenço amarrado ao pescoço. É um sujeito bastante orgulhoso, mas boa praça e
é o principal rival de Fuleco no futebol, tendo disputado com ele partidas
acirradíssimas de futebol. Certa vez, quando foi derrotado pelo Fuleco,
Gauchito irritado furou a bola e, como troco, Fuleco popularizou o apelido dele
de “Playmobil dos Pampas”, o que até hoje deixou certos ressentimentos no
rapaz.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Naranjito - marcou presença na Espanha como mascote durante a Copa do Mundo de
1982. Ele é uma rechonchuda laranja, fruta típica do país, que veste o uniforme
da seleção espanhola. Seu nome é o diminutivo de naranja, que significa laranja.
A carismática frutinha é um sujeito bem famoso e divide seu tempo entre o
futebol e um programa de TV que apresenta. Apesar de não parecer muito ágil,
Naranjito pode usar seu corpo redondo para rolar e quicar como uma bola.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Pique - Foi a mascote da Copa do Mundo de 1986, no México. Ele é uma pimenta
do tipo chili jalapeño e veste um uniforme vermelho e branco que, junto a seu
corpo verde, contribui para formar as cores da bandeira do México. Para
complementar o look mexicano, a pimenta usa bigode e veste um sombrero.
Suas habilidades estão vinculadas a surtos de explosões que aumentam todos seus
atributos físicos e psicológicos por um determinado período.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Ciao - A mascote escolhida para representar a Itália, na Copa de 1990, foi o
Ciao, um boneco feito de cubos com as cores da bandeira da Itália e que possui
uma bola no lugar da cabeça. Seu nome, Ciao, é a palavra italiana usada para
dar “oi” e “tchau”. Essa estranha figura
tem o poder de se desmontar e se transformar em qualquer coisa feita de cubos e
sabe muito bem utilizar essa curiosa vantagem a seu favor.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Striker - Este carismático cãozinho representou os Estados Unidos na Copa do
Mundo de 1994. A mascote veste roupas com cores da bandeira norte-americana e
foi escolhido pelo fato dos cachorros serem o bicho de estimação mais comum no
país. Striker carregou o fardo de tentar promover a copa no seu país, onde o
esporte não é tão popular quanto outras modalidades como o basquete e o
baseball. Resistência e esforço são suas principais características.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Footix - A França escolheu um galo, um de seus mais marcantes símbolos
nacionais, para representar a Copa que sediou em 1998. Footix tem seu corpo
predominantemente azul como o uniforme da seleção francesa e, além disso,
possui a cabeça e a cauda vermelha. O nome é criativo: uma mistura de
“football” com “Asterix”, o mais famoso personagem de desenho animado francês. Footix
tem a capacidade de projetar hologramas de bolas para confundir seus
adversários.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Spheriks - Na Copa do Mundo de 2012, na Coréia do Sul e no Japão, as mascotes
escolhidas foram os Spheriks – Kas, Ato e Nik. As criaturinhas futurísticas vieram do planeta
Atmozone, um lugar onde o Atmoball (semelhante ao futebol) é o esporte
preferido da população local. Eles representam o mundo da tecnologia, que é uma
característica dos países que sediaram a Copade 2012. Eles abusam de
habilidades telepáticas e telecinéticas para se sobressaírem perante seus
adversários.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Goleo VI e Pille - A inusitada dupla Goleo VI e Pille foram as mascotes da Copa do Mundo
de 2012, na Alemanha. A dupla é formada por um leão que usa um uniforme da
seleção alemã e uma bola falante
erudita, engraçada e simpática. Goleo VI possui 2,30m, sendo a mascote mais
alta entre todas e com a ajuda de Pille tem habilidade de dar chutes de bola
teleguiados, dificultando a vida dos adversários.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Zakumi - Foi a mascote da primeira Copa do Mundo realizada em um país africano,
no caso, a África do Sul, em 2010. Ele é um leopardo amarelo, de cabelos verdes
e utiliza uma bermuda verde e uma camisa branca com os dizeres “South Africa
2010”. Em seu nome “ZA” é a sigla oficial para África do Sul e “KUMI” é a
palavra que designa o número 10 (ano em que o evento da copa foi realizado) na
maioria das línguas locais do país. Zakumi possui muita energia, mas ainda é um
pouco imaturo, porém utiliza habilidades de camuflagem de corpo e de bola para
tirar vantagem de seus adversários.
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Fonte: (guiadoscuriosos) |
Amarelinho – Surgido nos anos 90, essa mascote não oficial era bastante popular no
Brasil. Com o tempo essa popularidade foi diminuindo e o Amarelinho foi caindo
no esquecimento. Mesmo assim ele nunca deixou de sonhar com a possibilidade de
ser a mascote oficial de uma Copa do Mundo no Brasil. Quando ficou sabendo que
o país sediaria a copa em 2014 ficou histérico, pois achou que seria sua grande
chance, entretanto, seus sonhos se dissiparam com a notícia de que o escolhido
para ser a mascote da copa no Brasil seria um desconhecido tatu-bola. Furioso,
ele prometeu a si mesmo que se vingaria do povo brasileiro e do Fuleco por ter
caído no esquecimento das pessoas. Para isso ele conseguiu através do PDIP
tecnologia para manipulação de mentes e criação de efeitos ilusórios e começava
a arquitetar planos que envolviam todas as mascotes das copas do mundo.
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Fonte: (blogdodiegoramon) |
PDIP – é um pequeno, mas influente partido político formado por um grupo
conservador de políticos brasileiros. A sigla significa “Partido da Defesa dos
Interesses do Povo” e o partido luta contra as mazelas sociais brasileiras.
Eles defendem a não realização da Copa, pois acreditam que o dinheiro investido
nesse evento seria mais bem aproveitado para resolver problemas de saúde,
economia, segurança e educação no Brasil. Por conta disso, eles estão sempre
procurando alguma forma de sabotar o evento da copa, mesmo sabendo que todo o
dinheiro investido no evento já foi utilizado na construção dos estádios e de
toda a infra-estrutura necessária para a realização da Copa do Mundo no país.
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Fonte: (br.freepik) |
Dorito
É uma simpática arara-azul-de-lear que vive numa reserva particular na
mesma região onde vive Fuleco. É um grande amigo seu e sempre está disposto a
dar uma ajuda ao tatu-bola quando este precisa se locomover para regiões mais
distantes.
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Fonte: (power-pixel) |
3 - Itens
Inimigos comuns – Fuleco irá se deparar com uma diversidade de
inimigos que vão desde cachorros gandulas desajeitados,leões goleiros, pássaros
atiradores de bola, galinhas que atacam com ovos, bolas alienígenas etc.
Coração Simples – Recupera 20% de energia vital
Coração Duplo – Recupera 50% de energia vital
Coração Triplo – Recupera 100% de energia vital
Bola dourada – Ganha um coração extra.
Documentos Avulsos – Contém informações acerca da história do jogo
(colecionável). Coletando todos o jogo libera um mini-game simples de futebol
envolvendo todos as mascotes do jogo, inclusive o Amarelinho.
Cartão de Personagem – Cartas personalizadas de cada personagem no
jogo (colecionável).
Bola Brazuka – Com a bola Brazuka Fuleco consegue atingir inimigos,
botões e alavancas (para abrir passagem e resolver quebra-cabeças);
Bola Challenge 4-Star – Disponível após vencer Willie. Essa bola
aumenta o poder de chute do Fuleco tornando possível destruir paredes e
pequenos mecanismos. Usada contra inimigos tem efeito de destruição maior que a
Brazuka;
Bola Telstar – Disponível após vencer Juanito Maravilla. Com a
posse dessa bola Fuleco tem sua velocidade e vitalidade aumentadas;
Bola Telstar Durlast – Disponível após vencer Tip e Tap. Esta bola
permite ao Fuleco arremessar duas bolas por chute em diferentes direções, ideal
para ativar mecanismos que possuam dois dispositivos que precisam ser ativados
simultaneamente e também para atingir múltiplos inimigos;
Bola Tango – Disponível após vencer Gauchito. Com esta bola Fuleco
pode andar equilibrado em cima dela. Funciona bem em plataformas eletrificadas
onde uma simples pisada poderia ser fatal!
Bola Tango España – Disponível após vencer Naranjito. Essa bola é a
única que suporta o peso de Fuleco enquanto flutua na água. Ideal para
atravessar ambientes com água.
Bola Azteca – Disponível após vencer Pique. Ela ativa o modo “ira”
de Fuleco, aumentando seu poder de ataque drasticamente, em contrapartida, vai
reduzindo sua vitalidade aos poucos. Se usada com sabedoria pode ser devastador
contra inimigos mais fortes e chefes de fase. Ela também aumenta velocidade e
poder de salto.
Bola Etrusco Único – Disponível após enfrentar vencer Ciao. Com essa
bola Fuleco pode se teletransportar para
o local onde uma bola arremessada por ele quicar.
Bola Questra – Disponível após vencer Striker. Com ela Fuleco pode
arremessar bolas gigantes contra os inimigos. O intervalo de uso entre uma bola
e outra é bem maior que o normal.
Bola Tricolore – Disponível após vencer Footix. Onde essa bola
quicar, ao ser arremessada, se transformará num holograma do Fuleco que imitará
seus movimentos e pode ser usado para driblar mecanismos de defesa ou atrair
certos tipos de inimigos. A duração do holograma é de 3 segundos.
Bola Fevernova – Disponível após vencer os Spheriks. Ao ser
arremessada essa bola explodirá como uma bomba quando o jogador acionar apertar
novamente o botão de arremesso de bola. Pode ser usada para destruir obstáculos
que a Challenge 4-Star não destrói e para causar danos em inimigos.
Bola Teamgeist – Disponível após vencer Goleo VI e Pille. Essa bola
possui arremesso teleguiado. Ideal para alcançar lugares que um arremesso
linear não alcançaria.
Bola Jabulani – Disponível após vencer Zakumi. Quando essa bola é
arremessada na parede ela quica indefinidamente até que o jogador a descarte ou
até que ela quique numa superfície destrutiva como fogo, espinhos ou pra fora
da área de ação.
Bola Super Duplo T – É a bola oficial da primeira Copa do Mundo
realizada no Brasil, em 1950. Disponível após o jogador coletar todos os
cartões de personagem. Ao chutar essa bola pro ceú, Fuleco causa uma chuva de
bolas que destrói tudo no caminho. Pode ser utilizada apenas uma vez por vida.
4 - Mecânica do jogo
Fuleco pode
andar, correr, saltar, abaixar, acionar botões e alavancas, se pendurar em
cordas, subir e descer escadas, abrir portas, se esquivar rolando como uma bola
e andar para frente ou para trás num plano de ação 2D, apesar dos gráficos
serem em 3D. Além disso, ele possui habilidade de chutar bolas usando um
sistema de mira que funciona de forma semelhante ao utilizado nos jogos da
série “Yoshi’s Island”, onde vc tem uma mira que você pode travar numa
determinada direção e arremessar a bola para atingir inimigos. Mas
diferentemente do jogo da Nintendo, onde a mira ficava subindo e descendo
automaticamente quando você pressionava o botão de ataque, no Fuleco e a Saga
das Mascotes, ao apertar o botão de ataque, a mira surge na frente do
personagem e já pode ser direcionada para qualquer posição, o que torna essa
habilidade muito mais dinâmica.
Fuleco ainda
tem à sua disposição habilidades extras que ele vai ganhando com o passar do
jogo, como por exemplo, caminhar pelas águas, andando por cima de uma bola, já
que ele não sabe nadar; acionar dispositivos utilizando arremessos duplos; usar
mira teleguiada para chutar a bola com efeito para atingir uma área onde um
chute de bola direto não alcançaria, etc.
O jogo possui
opção de salvamento automático, mas isso pode ser feito também pausando o jogo
e acessando a opção de salvar. No menu
de início o jogo oferece até 3 arquivos de salvamento, contendo dados básicos
como tempo de jogo, quantidade de corações e a relação de bolas oficiais já
coletadas.
5 - Progressão do Jogo
O jogo começa
com Fuleco na sua toca recebendo uma carta anônima falando do desaparecimento
das mascotes. A partir daí Fuleco decide ir para o Rio de Janeiro encontrar-se
com o Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA. Para isso ele, que se
encontra em plena caatinga nordestina precisará chegar até uma reserva
particular onde vive um grande amigo seu, Dorito, uma Arara-Azul-de-lear, que
lhe dará uma carona aérea até o aeroporto mais próximo. Esse primeiro percurso
funcionará como uma fase tutorial, onde o jogador se familiarizará com os
movimentos e habilidades do Fuleco. Passada essa etapa, no Rio de Janeiro, o
jogador terá informações mais precisas sobre todo o ocorrido e vai ter a missão
de viajar pelos países que já sediaram uma copa do mundo e tiveram mascotes
para representa-los. Serão 13 fases, representando as copas desde 1966 na
Inglaterra, até 2014 no Brasil. São elas: Fase 1 – Inglaterra; fase 2 – México;
fase 3 – Alemanha; fase 4 – Argentina; fase 5 – Espanha; fase 6 – México; fase
7 – Itália; fase 8 – Estados Unidos; fase 9 – França; fase 10 – Coréia do Sul e
Japão; fase 11 – Alemanha; fase 12 – África do Sul; e fase 13 – Brasil.
Curiosamente
essa numeração é meramente ilustrativa, pois não existirá ordem definida para
seguir nas fases. Fuleco pode viajar para qualquer um desses lugares, mas tem
uma ressalva importante: em determinado momento ele descobrirá que todas as
mascotes estão sendo manipuladas por alguém e usadas para tentar destruir o
Fuleco, por isso os chefes de fase serão as próprias mascotes. Cada mascote
possui a bola da Copa do Mundo que essa mascote representa e essas bolas
concedem uma habilidade especial a Fuleco. Essas habilidades, por sua vez, são
fundamentais para Fuleco atravessar determinadas áreas, ou seja, mesmo que ele
tenha acesso a todas as fases, ele precisará de uma ou mais habilidades para
chegar até um determinado chefe de fase. Exemplo: Na fase da Itália existirá um
certo momento em que Fuleco necessitará atravessar canais em Veneza, para isso
ele necessitará saltar sobre barcos, mas em alguns momentos a distância será
muito grande para ele saltar sem cair na água. Então para atravessar será
necessário ele possuir o item Bola Tango España para atravessar o canal
utilizando essa bola para flutuar na água.
As fases
terão vários caminhos para seguir, repletos de segredos, itens escondidos,
passagens secretas, necessitando do raciocínio do jogador para utilizar todas
as habilidades disponíveis de Fuleco para avançar no jogo.
A curva de
aprendizado é gradual, e o jogo evolui em dificuldade de acordo com a
quantidade de habilidades que Fuleco vai aprendendo, e consequentemente à
medida que ele vai explorando as fases mais a fundo. O jogo oferece 3
dificuldades: Iniciante, intermediário e profissional, sendo que a diferença
entre elas reside na quantidade de inimigos, na complexidade dos quebra-cabeças
e nas habilidades adicionais de cada chefe de fase, no caso da dificuldade
profissional.
Em relação à
história, o progresso se dará através da investigação de Fuleco atrás de
pistas. Além disso, documentos e cartões de personagens espalhados pelo mundo
darão ao jogador informações a respeitos das copas, das bolas oficiais e das
mascotes, e também pistas sobre o paradeiro das mascotes e o que está por trás
de tudo isso.
O jogo possui 2 finais, um bom com a realização
da Copa do Mundo do Brasil e um ruim com o cancelamento da copa no Brasil, tudo
vai depender das ações de Fuleco no decorrer da trama e dos itens que ele
coletou em toda a aventura.
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Olá, gostaria de saber se prosseguiu com o projeto do jogo com base nos Mascotes das Copas?
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