quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Games # 3 - Rockin' Kats (Nintendinho)



     Se eu tivesse que elaborar uma lista de jogos que mais marcaram a minha infância, com certeza, Rockin’ Kats do nintendinho estaria nela. Na época em que eu jogava jogos da Nintendo no meu Top Game, este jogo era um dos que eu cheguei a alugar várias vezes para jogar. Conheci este jogo através de uma edição da revista ‘Videogame’ em que Rockin’ Kats estampava a capa da revista (a propósito, foi a primeira revista de videogame que comprei e que tenho guardada até hoje, apesar de parte dela, ter sido devorada por traças) e ficava babando de vontade de poder jogar não só este, mas outros jogos que eu via nas revistas. Tudo isso em um período em que não havia internet e a única forma de me atualizar sobre os jogos lançados para as plataformas da época era através de revistas de videogame. Então certa vez fui numa locadora de Taguatinga, junto com minha mãe, e encontrei esse jogo lá e não pensei duas vezes, o loquei e voltei para a casa com os olhos brilhando de alegria para poder jogá-lo.

Fonte: (en.wikipedia)

Fonte: (entretenimentomijiniano)
     A história se passa em uma Nova York cartunesca, onde vive um jovem gato azul chamado Willy, que é um artista de Jazz conhecido no meio artístico como ‘The Rockin Kat’. Num determinado dia, sua namorada Jill é sequestrada sem motivo aparente por Mugsy, chefe de uma quadrilha de cachorros mafiosos, e Willy se vê obrigado a partir em busca de sua amada. A aventura percorrerá canais de um monitor de TV, onde cada canal corresponde a uma fase, além do canal de shopping e do canal de bônus, que falaremos mais tarde. Em cada canal Jill está refém de um dos capangas de Mugsy, que correspondem ao Boss de cada fase, ou seja, Willy terá que resgatar Jill em todos os canais até o embate final com o chefão da máfia. 

Fonte: (entretenimentomijiniano)

Fonte: (entretenimentomijiniano)
     Os quatro primeiros canais, que correspondem às quatro primeiras fases, podem ser escolhidos em ordem aleatória, sendo que o canal 5, referente ao estágio final, só se torna acessível após a conclusão das 4 fases anteriores. Os temas de cada fase são bem variados, começando com as ruas de Nova York, depois seguindo com um aeroporto, um parque de diversões, uma cidade do velho oeste e por fim Nova York, novamente. Além disso, após o término do jogo, depois de você derrotar Mugsy, ele surgirá novamente te desafiando para uma revanche, só que agora ele tirará de você todo o seu dinheiro e power-ups e você terá que passar por uma fase bônus de nível de dificuldade mais elevado antes de o último boss novamente. O jogo não possui continues, mas em compensação existem passwords para você não ter a frustração de quase terminar o jogo, perder lá no finalzinho e ter que começar tudo desde o princípio novamente.

Fonte: (entretenimentomijiniano)

Fonte: (entretenimentomijiniano)

     Nosso protagonista, para dar conta do recado, vai resgatar sua namorada com a ajuda de uma arma que dispara socos. Com ela Willy pode desferir variados tipos de ataque nos inimigos: ele pode bater diretamente num alvo, pode usar um soco na parede ou em um objeto para ganhar impulso e ser lançado na direção contrária acertando um inimigo com o próprio corpo e pode se segurar em algum objeto ou plataforma e girar em torno dela arrasando todos que estiverem no caminho. Além disso, a arma oferece outras utilidades como escalar plataformas, segurar/lançar objetos e usar socos no chão para ganhar impulso para um salto maior. Os socos são ilimitados, já que o punho lançado pela arma é preso a um dispositivo que volta para a arma novamente depois de lançado um ataque, e podem ser lançados tanto verticalmente quanto diagonalmente.

Fonte: (entretenimentomijiniano)

Fonte: (entretenimentomijiniano)

Fonte: (entretenimentomijiniano)
     Como já havia falado antes, além dos canais de fases, existe um canal de shopping e um canal de bônus. No canal de shopping a gente pode comprar vidas extras e algumas power-ups para a arma de Willy como bombas e projéteis que são lançados juntos com o soco, além de turbinas para o tênis que farão Willy planar no ar. Uma vez compradas essas power-ups, elas podem ser usadas quando o jogador quiser, equipando o protagonista sempre que achar necessário. Já o canal de bônus te oferece a oportunidade de jogar 3 bônus diferentes para para ganhar vidas extras e/ou arrecadar dinheiro. São eles: Roulette, onde Willy gira em torno de uma roleta onde você pode ganhar vidas extras ou dinheiro; Basketball, onde confesso que não compreendi direito o objetivo, mas também é possível ganhar vidas extras ou dinheiro; e Toss Pipe, que é o mais divertido, pois você terá que arremessar bolas e fazê-las passar por canos que se movem antes do tempo se esgotar, valendo determinado valor de dinheiro dependendo de quais e quantos canos você acertar.

Fonte: (entretenimentomijiniano)

Fonte: (entretenimentomijiniano)

     Os personagens do jogo são bem marcantes, pelo menos pra mim hehe. Além do simpático Willy, você encontrará pelo caminho os mais inusitados tipos de inimigos: poodles que atiram vasos de flores pela janela de um prédio, cachorros que atiram bumerangues sentados em torpedos, cachorras bruxas, fantasmas de gângsters, cachorros indígenas e por aí vai. Os bosses também são bastante interessantes: uma banda de jazz formada por cachorros gângsters, um pintinho gordo que ataca você com ovos, um cachorro palhaço fantasma, um gorila guarda-costas e por aí vai... Os gráficos são ótimos, bem coloridos e cada tema de fase está bem representado não só pelos ambientes, mas também pelos inimigos que compõem cada cenário que tem tudo a ver com cada fase: no parque de diversões você encontrará palhaços, equilibradores de prato e fantasmas na casa do terror, já no velho oeste você topará com vaqueiros e índios, entre outros. A trilha sonora do jogo é bem legal também, e os temas são tipicamente correspondentes ao tipo de ambiente em que nos encontramos.

Fonte: (entretenimentomijiniano)

Fonte: (entretenimentomijiniano)
     Rockin’ Kats foi desenvolvido pela Atlus e lançado em 1991 e infelizmente de lá para cá nunca teve uma merecida continuação ou quem sabe até mesmo um remake para plataformas posteriores ao nintendinho, o que é uma pena. É um jogo que possui um universo bem marcante, uma jogabilidade muito boa e personagens carismáticos que poderiam muito bem ser explorados em novas aventuras. Quem não teve a oportunidade de jogá-lo eu super-recomendo, principalmente para quem ama jogos retrôs, como eu.

Fonte: (souldreamx.deviantart)

Nenhum comentário:

Postar um comentário